Connect with us

Política

Dia Mundial da Criatividade

Maior festival colaborativo de criatividade do mundo abre inscrições na cidade para realizar 2400 atividades, celebrando a vida, ao redor do mundo

Published

on

Card Divulgação

Com mais de 170 milhões de brasileiros vacinados com a primeira dose após quase um ano de vacinação contra a Covid-19, tudo indica que o pior ficará para trás e, em breve, poderemos virar a página em vários aspectos de nossas vidas.

Diante disso, qual deve ser o papel de um festival de criatividade que mobiliza todos os anos milhares de pessoas inspiradoras em tantas partes do Brasil e do mundo? Foi pensando nisso que a Organização Mundial da Criatividade, responsável pela realização do Dia Mundial da Criatividade, decidiu transformar uma atitude simples em sua principal causa neste ano: celebrar a vida.

“…é a hora das pessoas valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto”

Lucas Foster

“Após dois anos de profundas mudanças econômicas, sociais, culturais e comportamentais influenciadas pela necessidade de proteger as pessoas de um vírus letal, percebemos que o principal papel da criatividade em 2022 é ajudar as pessoas a resgatarem o prazer pela vida. Com tantas pessoas vacinadas e protegidas, agora é a hora das pessoas valorizarem sua potência criativa e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto”, afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e líder global da World Creativity Organization.

Para isso, o Dia Mundial da Criatividade realiza anualmente, uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, pesquisadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade em várias cidades do mundo.

Em Rio Branco, a líder local responsável por essa organização é Jane Vasconcelos, jornalista, que tem como responsabilidade ser a porta-voz do Dia Mundial da Criatividade na cidade e ajudando a organizar diversas atividades de interesse da população nos dias 20, 21 e 22 de abril sobre temas relevantes relacionados com criatividade e inovação.

“…vamos todos celebrar a vida e começar a construir um futuro melhor com muita criatividade e inovação”

Jane Vasconcelos

“Ser aprovado/a pela Organização Mundial da Criatividade para trazer o Dia Mundial da Criatividade para Rio Branco é um orgulho muito grande, mas só faz sentido se tivermos o apoio de voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros da nossa região que ajudem a transformar esse dia em um evento inesquecível para toda a nossa população poder celebrar a vida após tantos meses de incertezas. Em abril, vamos todos celebrar a vida e começar a construir um futuro melhor com muita criatividade e inovação”, declara Jane Vasconcelos, responsável pelo Dia Mundial da Criatividade em Rio Branco.

 Se você quer fazer parte da realização do maior festival colaborativo de criatividade do mundo em Rio Branco, basta acessar o site www.worldcreativityday.com/brazil/, selecionar o nome da cidade e se inscrever até o dia 18/03/2022.

Mais informações pelo site www.worldcreativityday.com/brazil ou pelo e-mail janevasconcelosac@gmail.com.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas ​​em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

Jane Vasconcelos
Líder Local
World Creativity Day Rio Branco 2022
www.worldcreativityday.com

Assessoria

Petecão pede ao FNDE prioridade para a conclusão de obras educacionais inacabadas e paralisadas no Acre

Atualmente existem 29 obras em processo de retomada no Acre, dependendo de análise de repactuação para serem continuadas

Published

on

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) se reuniu nesta quarta-feira (17) com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, para tratar do programa “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante” do governo federal.

De acordo com o senador, esse programa – iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e do FNDE – representa um investimento significativo de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, dinheiro direcionado a obras em escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, incluindo reformas, ampliações de estruturas educacionais e coberturas de quadras esportivas.

Sua preocupação é ser este um ano eleitoral, pois a legislação, neste caso, impõe limitações a contratações para efeito de retomada de obras paralisadas e inacabadas, o que, em sua opinião, pode causar ainda mais atraso nesses serviços.

“Temos várias obras que precisam urgentemente ser retomadas no estado, inclusive em municípios isolados, como Jordão. Precisamos avançar o quanto antes e dar celeridade aos processos, senão vai ter que ficar tudo para novembro. Se não agilizarmos logo, quem vai perder com isso é a população”, disse Petecão.

Esclareceu que atualmente existem 29 obras em processo de retomada no Acre, dependendo de análise de repactuação para serem continuadas. Essas obras estão distribuídas da seguinte forma:

•Acrelândia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomar e Xapuri, cada município com uma obra;

•Capixaba, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus, com duas obras cada;

•Mâncio Lima e Tarauacá, com três e oito obras inacabadas, respectivamente.

Para a presidente do FNDE, a iniciativa do senador acreano é muito importante. A pedido do parlamentar, ela irá agendar uma visita ao estado no próximo mês, juntamente com sua equipe técnica, para desembaraçar os trâmites das obras. Segundo explicou, solicitará a seus assistentes que incluam as obras paralisadas e inacabadas do Acre no programa “Desembaraça FNDE”, para que já durante a visita se tenham resultados concretos.

“Vou autorizar o Desembaraça para o Acre. Assim, no próximo mês, durante a visita que vou agendar ao estado, já tenhamos várias obras repactuadas e com as obras aptas a reinício imediato”, afirmou Fernanda.

Programa FNDE Chegando Junto

Outro assunto discutido pelo senador é levar o programa FNDE Chegando Junto para o Acre. Para Petecão, é importante a inclusão do estado na próxima fase desse programa.

O FNDE Chegando Junto visa levar, de forma integrada, intensiva e prioritária, todos os programas e ações desenvolvidos pela autarquia federal a determinadas regiões do País. Atualmente, o projeto está em execução no Amapá e na região do Marajó, no Pará.

Continue Reading

Política

Em agenda no Acre, ministros Wellington Dias e Paulo Teixeira anunciam mais de R$ 6 milhões para os municípios atingidos pelas enchentes

Published

on

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 11, no Sebrae, reunião com prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes no Acre com o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias, em Rio Branco.

O encontro foi organizado pelo ex-governador do Acre, que atualmente é presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a pedido do presidente Lula e teve como objetivo anunciar programas do governo federal e recursos para os municípios que sofreram as alagações este ano.

Estiveram presentes 17 prefeitos e vice-prefeitos, entre eles o prefeito do Bujari, Padeiro; prefeita de Brasiléia; Fernanda Hassem; prefeito de Capixaba, Manoel Maia; prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima; prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes; prefeito do Jordão, Neudo Ribeiro; prefeito de Plácido de Castro, Camilo; prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; vice-prefeita de Porto Acre, Edna Cuiabano; prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Pontes; o vice-prefeito de Assis Brasil, Reginaldo Martins Bezerra; vice-prefeito de Santa Rosa do Purus, Valdir.

Na oportunidade, Jorge Viana enfatizou que encontro é um gesto de solidariedade e de atenção do governo do presidente Lula, do governo federal com os municípios do Acre.

“O governo do presidente Lula trouxe o socorro imediato quando tivemos as alagações, os ministros Valdez Góes e Marina Silva estiveram no Acre trazendo socorro e assistência para o nosso povo, mas agora, quando as águas baixaram, precisamos oferecer ajuda e soluções para as nossas prefeituras, e é isso que o ministro Wellington Dias hoje veio fazer. Ele anunciou aqui um programa que vai pagar 4.600 reais por família do ribeirinho que perdeu o que tinha, que foi muito prejudicado pela cheia, serão mais de mil ribeirinhos que vão ser socorridos, além disso, vai discutir com os prefeitos soluções para a recuperação dos municípios, entre outros ações”, disse Viana.

O ministro Wellington Dias anunciou a liberação de mais de R$ 6 milhões de reais para o Acre e a fomento rural no valor de R$ 4.600,00 para os ribeirinhos atingidos pelas alagações.

“O presidente Lula quis que viéssemos aqui para dizer que o povo do Acre não está só, nós vamos estar de mãos dadas, o governo federal integrado com os municípios aqui, onde for necessário com o Estado, e o que queremos aqui é trabalhar aquilo que foi aqui apresentado, ouvimos aqui as necessidades de quem realmente precisa, os prefeitos apresentaram necessidade de solução para moradia, moradia que inclusive possa ser construída em um local livre de futuros alagamentos, aqui também tratamos da situação de escolas, a importância de dar solução para a retomada das aulas, garantir recuperação da infraestrutura de estradas, de pontes, também aqui apresentado a necessidade de apoio ainda para algumas situações, a gente liberou Ministério recursos para esse momento, seja com cesta de alimento, agora com o PAA e apoio para agricultores e pescadores que também foram prejudicados”, finalizou o ministro Wellington Dias.

Texto: Andréia Oliveira Fotos: Gleilson Miranda

Continue Reading

Política

Pesquisa revela empate técnico entre Bocalom e Marcus Alexandre em Rio Branco

Empate Técnico promete embate acirrado em Rio Branco

Published

on

A pesquisa RealTime/Big Data, divulgada pela TV Gazeta nesta quarta-feira (10 de abril de 2024), revelou um cenário de empate técnico entre os candidatos Tião Bocalom (PL) e Marcus Alexandre (MDB) na disputa pela prefeitura de Rio Branco.

De acordo com os resultados, Marcus Alexandre obteve 39% das intenções de voto, enquanto Bocalom ficou com 34%. Alysson Bestene (PP) e Emerson Jarude obtiveram, respectivamente, 6% e 5% das intenções. Votos nulos somaram 8%, assim como a parcela daqueles que não souberam responder.

Em um eventual segundo turno, a disputa entre Marcus e Bocalom continua acirrada, com ambos aparecendo empatados tecnicamente. Marcus Alexandre alcança 43% das intenções de voto, enquanto Bocalom registra 42%. Nesse cenário, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam nulo, e 7% não souberam responder.

Esses resultados apontam para uma competição acirrada entre os principais candidatos à prefeitura de Rio Branco.

Continue Reading

Tendência