Desde quinta-feira (13), está acontecendo o 16º Circuito Junino de Quadrilhas de Rio Branco. A primeira etapa é realizada na Praça da Revolução.
Neste sábado, a segunda noite do 16º Circuito Junino de Quadrilhas foi um grande sucesso, marcada por muita alegria, diversão, comidas típicas e com a praça lotada pelo público. A festa, iniciada com a escolha da realeza junina, segue até domingo (16) na Praça da Revolução.
Segundo Klowsbey Pereira, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), esta primeira etapa ocorre neste final de semana na Praça da Revolução, enquanto a segunda etapa será entre os dias 21 e 23 de junho no Quadrilhódromo. “Nove quadrilhas juninas estão competindo entre si. A quadrilha campeã do 16º Circuito Junino será conhecida no dia 23,” afirmou Pereira. Além disso, a quadrilha junina vencedora representará o estado na etapa nacional, em Brasília.
Foto: Marcos Araújo/Assecom
O prefeito Bocalom destacou que o objetivo é resgatar os encontros tradicionais na principal praça da cidade. “Esse é o resgate da alegria e do viver em comunidade em nossa Rio Branco. Fizemos isso com o carnaval, o Natal de Vida e Esperança, e agora a festa junina na Praça da Revolução.”
As quadrilhas juninas participantes são: Sassaricano na Roça, Matutos na Roça, Malucos na Roça, Explode Coração, Junina Pega-Pega, Escova e Elétrica, CL na Roça e Assanhados na Roça. Os critérios de avaliação pelo corpo de jurados incluem melhor figurino, coreografia, harmonia, evolução e simpatia.
Advertisement
Na segunda noite, o destaque foi para a Junina Explode Coração, que fez uma homenagem ao Pe. Paolino Baldassari, frei da Ordem dos Servos de Maria em Sena Madureira. Com o tema “No caminho da fé santo que o povo quer”. A junina emocionou o público presente e surpreendeu com uma réplica do batelão/barco que o padre usava para suas viagens missionárias, chamadas desobrigas, levando o evangelho e atendimentos de saúde a populações isoladas na floresta. Essas viagens duravam até seis meses.
O Frei Paolino foi uma figura marcante, líder da Igreja Católica em Sena Madureira e defensor fervoroso da floresta amazônica. Conhecido como o missionário da floresta, Paolino Baldassari nasceu em 1926 em Bologna, na Itália. Convocado para a Segunda Guerra Mundial, decidiu que sua missão seria outra e veio para o Brasil em 1950. O sacerdote faleceu aos 90 anos em 2016 e está em processo de beatificação pelo Vaticano.
Segundo Cleson Lima, coordenador da Explode Coração, a comunidade já se sente vitoriosa por poder homenagear o Pe. Paolino. “A vida do frei Paolino nos inspira e demonstra que estamos no caminho certo. Aqui na Regional IX Tancredo Neves, somos mais de 12 bairros, e nossas lutas e conquistas são frutos da união e do convívio de nossa gente.” A Explode Coração inovou também ao apresentar uma representação da voz de Paolino, recriada por inteligência artificial, durante o ato do casamento.
O 16º Circuito Junino de Quadrilhas continua hoje, com as apresentações começando às 18h na Praça da Revolução, no centro da cidade.