A Prefeitura de Rio Branco tem concentrado esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Na Baixada da Sobral, área com alta incidência da doença, realizou uma ação com a participação de 120 agentes de endemias distribuídos em 10 equipes. As visitas domiciliares e a aplicação de larvicidas dentro das residências foram realizadas como medidas prioritárias.
O entomologista Janis Lunier, responsável pela coordenação das equipes de saúde em campo, ressaltou a importância desse trabalho e apelou à colaboração da comunidade. Ele salientou a necessidade da participação dos moradores para o sucesso dessas ações, especialmente durante o período de chuvas.
Agentes de endemias atuam na linha de frente: combatendo o Aedes Aegypti em visitas domiciliares. (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram confirmados 839 casos de dengue, com 8.781 descartados e 1.604 sob investigação laboratorial. Bairros como Belo Jardim, Vila Acre, Cidade do Povo, Vitória, São Francisco, Taquari, Chico Mendes e Nova Estação têm apresentado maior presença de focos do mosquito transmissor.