MEIO AMBIENTE

Acre em Estado de Alerta: Medidas preventivas contra enchentes são implementadas

Gladson Cameli destaca ações emergenciais e plano de contingência para enfrentar as intensas chuvas nos próximos meses

Published

on

Antecipando-se ao risco de enchentes devido às intensas chuvas que atingiram o Acre, o governador Gladson Cameli assinou, nesta sexta-feira, 23, um decreto que estabelece estado de alerta no estado. O decreto, válido para os meses de fevereiro a abril, organiza equipes multidisciplinares para atuar na articulação, coordenação e execução de ações emergenciais causadas pelo período chuvoso.

Durante a assinatura do decreto, Gladson Cameli destacou a necessidade de ação precoce para evitar maiores consequências das enchentes. “Vamos tomar providências antes que o rio suba mais e desabrigue as pessoas. Não podemos politizar essa situação, pois estamos falando da vida das pessoas. Já acompanhamos de perto, dando o suporte e realizando ações em Assis Brasil, por exemplo”, declarou o governador.

Foto: Diego Gurgel/Secom

O decreto visa também agilizar processos burocráticos para permitir uma resposta rápida do estado, além de facilitar o apoio do governo federal.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, informou que já foram tomadas medidas preventivas, como a remoção de famílias em áreas de risco. “Foram retiradas 60 famílias em Assis Brasil, e a subida do Rio já está chegando em Brasileia e Epitaciolândia. Já estamos em contato com a Defesa Civil desses municípios para antecipar ações, visando mitigar os prejuízos. Em Rio Branco, algumas famílias já estão sendo retiradas, onde os igarapés encheram muito”, disse Batista.

Durante a apresentação do decreto, foi também divulgado um plano de contingência contra enchentes, elaborado em colaboração com todas as secretarias e autarquias do estado. Este plano direciona as ações que devem ser tomadas para uma resposta eficaz à situação.

Advertisement

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), emitiu um alerta para a continuidade das chuvas no estado. Luiz Alves dos Santos Neto, meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Centro Regional de Porto Velho (Censipam-CR/PV), prevê chuvas com volume acumulado entre 20 mm e 90 mm entre os dias 22 e 28 de fevereiro, variando de acordo com a região.

Foto Rio Acre: Alexandre Noronha/SemaAC

Tendência

Sair da versão mobile