O governo do Acre participou da Semana do Clima em Nova York, onde pediu a liberação urgente de recursos internacionais para enfrentar as emergências climáticas. A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, representou o estado em um painel promovido pela organização Emergent, que conecta países com florestas tropicais ao setor privado para financiar políticas públicas de redução de emissões de desmatamento.
Arara destacou a necessidade de desburocratizar o acesso a esses recursos, citando a frequência crescente de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. O governador Gladson Cameli tem implementado iniciativas para mitigar esses danos, respeitando os direitos dos povos indígenas.
Foto: Agência de Notícias do Acre
Marcelo Britto, presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia, reforçou a importância de direcionar investimentos privados em créditos de carbono de forma responsável. Ele alertou que, sem a preservação da Amazônia, o planeta pode enfrentar um aumento significativo de temperatura.
Foto: Sérgio Vale / Vale Comunicação
A Coalizão Leaf, coordenada pela Emergent, busca mobilizar pelo menos US$ 1 bilhão em financiamento para a proteção de florestas tropicais e a redução do desmatamento, envolvendo 26 multinacionais de diversos países.