A Associação dos Municípios do Acre (Amac) realizou nesta quarta-feira (29) a 1ª Assembleia Geral Extraordinária de 2024, reunindo prefeitos e representantes para discutir iniciativas cruciais para o estado. O evento firmou um protocolo de intenção com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) para combater a violência doméstica, além de apresentar projetos da Caixa Econômica Federal em andamento nos municípios.
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, destacou que o protocolo de intenção visa estabelecer uma rede de proteção às mulheres. Ele proporcionará assistência por meio de equipes multidisciplinares disponibilizadas pelos municípios, não apenas para as mulheres, mas também para os autores das infrações, com o objetivo de promover a ressocialização.
O evento marcou a transição de liderança, com o presidente atual, Tião Bocalom, anunciando licença. Em seu lugar, a vice-presidente Fernanda Hassem assumirá interinamente. O evento também celebrou a entrega de vans adaptadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 13 municípios acreanos, visando promover inclusão e acessibilidade universal.