Notícias

Associação faz balanço de projetos com mulheres encarceradas realizados no Acre

Published

on

A Associação Elas Existem-Mulheres Encarceradas realizou durante o ano de 2022 uma série de projetos com mulheres e adolescentes cis, trans e travestis em privação de liberdade e egressas do sistema penal dentro e fora dos presídios nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rio Branco.

Todas as atividades realizadas durante o ano de 2022 foram planejadas e executadas pela equipe pedagógica da Associação, focando em promover uma redução de danos causados pelo encarceramento. Um dos projetos executados é o ‘Tecendo Caminhos’, que é um dos mais antigos da Associação Elas Existem. O principal objetivo do projeto é trazer novas perspectivas para as adolescentes em privação de liberdade do socioeducativo. Em 2022, o projeto foi executado de forma remota e com algumas atividades presenciais pontuais com adolescentes do ISE de Rio Branco.

Já no segundo semestre do mesmo ano, a Associação promoveu uma série de cineclubes tanto intramuros com mulheres cis, trans, travestis e adolescentes quanto extramuros, ao todo foram exibidos cinco filmes durante o período.

Alguns outros projetos foram executados durante o ano de 2022. A Associação já iniciou uma rodada de conversas com as assistidas para montar um plano de ação e projetos para serem executados durante o ano de 2023.

Elas Existem-Mulheres Encarceradas é uma organização sem fins lucrativos manifestadamente feminista interseccional, anti-punitivista, abolicionista penal e tem por finalidade atuar em prol das mulheres que compõe o sistema penitenciário e das adolescentes do sistema socioeducativo.

O foco principal de atenção são: mulheres grávidas, puérperas e lactantes em privação de liberdade; presas provisórias; mulheres transexuais presas; ingressas e egressas do sistema prisional; mulheres em privação de liberdade assistidas pelas unidades jurídico-manicomiais; adolescentes em privação de liberdade; estrangeiras em privação de liberdade e mulheres negras e relação com o cárcere.

Tendência

Sair da versão mobile