Notícias

Barco voador financiado com recursos públicos deve ser concluído em 2026

Published

on

O projeto Volitan, desenvolvido pela startup brasileira AeroRiver, prevê a entrega de um protótipo em escala real até 2026. A iniciativa conta com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com investimento de R$ 10 milhões, e integra o programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo governo federal.

Inspirado em tecnologias utilizadas durante a Guerra Fria, o Volitan é um veículo que utiliza o chamado “efeito solo” para voar entre 5 e 10 metros acima da superfície dos rios. O objetivo é oferecer uma nova alternativa para o transporte de cargas e passageiros, especialmente em regiões de difícil acesso, como a Amazônia. O modelo atraiu o interesse da empresa Bemol, maior rede varejista de Manaus, que assinou uma carta de intenção para utilizar a embarcação.

Advertisement

O presidente da Finep, Celso Pansera, declarou que a proposta busca transformar a tecnologia nacional em produto industrial, com potencial para geração de empregos e fortalecimento da indústria. O custo inicial estimado para a produção do primeiro modelo é de aproximadamente R$ 2 milhões, com expectativa de redução de custos ao longo da produção, segundo o diretor-executivo da AeroRiver, Lucas Guimarães.

Embora o projeto tenha foco inicial na Amazônia, a empresa estuda a possibilidade de comercialização em outras regiões, como o eixo Rio de Janeiro-Santos. A construção do protótipo está sendo realizada em São José dos Campos (SP), por uma equipe formada por jovens pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Fonte: Metrópoles, coluna de Paulo Cappelli, reportagem de Felipe Salgado, publicada em 20 de abril de 2025. Disponível em: metropoles.com.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile