O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou nesta sexta-feira (28) que os problemas na captação de água do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) devem ser resolvidos em até 30 dias. A declaração foi feita durante visita ao local onde estão sendo instaladas novas bombas e dutos de alta densidade para a captação de água do Rio Acre até a Estação de Tratamento de Água (ETA 2).
Segundo Bocalom, quando assumiu a gestão municipal, em 2022, o sistema de abastecimento não contava com bombas reservas e apresentava deficiências estruturais. Ele relembrou que há mais de 20 anos não eram adquiridas novas bombas e que os tubos apresentavam constantes rompimentos. “Agora aconteceu de virar as duas balsas e cair as duas estações de captação. Realmente a coisa estava crítica”, disse o prefeito.
Com a chegada de seis carretas de tubos, a prefeitura pretende resolver definitivamente a questão da captação. “Esse que está chegando agora é exatamente para a gente resolver o problema de vez”, afirmou.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, informou que a instalação das novas bombas e dos dutos vai permitir a operação total das ETAs 1 e 2 e reduzir a necessidade de manutenções frequentes. Ele prevê que em cerca de 20 dias, a partir da próxima semana, a rede estará pronta para uso.
Advertisement
Mesmo com a melhoria na captação e tratamento, o prefeito destacou que a rede de distribuição também precisa ser modernizada. Ele afirmou que muitos canos da cidade têm mais de 40 anos de uso, o que contribui para vazamentos e perdas no sistema. “A gente vai resolver o problema da captação, o problema do tratamento, aí a gente entra na distribuição, que é substituir uma quantidade enorme de canos velhos”, afirmou Bocalom.
O prefeito também informou que a prefeitura conseguiu aprovar, por meio da Defesa Civil Nacional, um projeto de quase R$ 17 milhões para reestruturação da ETA 2.