O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), se manifestou neste domingo, 19, sobre a eleição presidencial na Bolívia, que resultou na vitória de Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão. O pleito encerrou duas décadas de governos de esquerda no país vizinho, que faz fronteira com o Brasil pelo Acre.
Em publicação nas redes sociais, Bocalom parabenizou o novo presidente e associou o resultado à busca da população boliviana por mudanças na condução política e econômica. “Parabenizo o presidente eleito Rodrigo Paz pela vitória histórica nas eleições bolivianas. Sua eleição é uma vitória da democracia e da vontade popular, que optou por um novo rumo: o da responsabilidade, da liberdade e da boa gestão pública”, escreveu o gestor.
O prefeito destacou ainda que a Bolívia possui o menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita da América do Sul, mencionando que a população do país andino “clama por mudança, estabilidade e prosperidade”. Segundo ele, a eleição representa um novo ciclo na região, marcado pelo fortalecimento de governos alinhados à direita.
Bocalom afirmou que “essa é a verdadeira direita, unida e forte, realmente comprometida com o desenvolvimento do seu povo” e concluiu dizendo que “no Brasil não será diferente”. A vitória de Rodrigo Paz amplia o número de países governados pela direita na América do Sul, que passam a ser cinco — Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina — enquanto sete continuam sob gestões de esquerda: Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, Guiana, Suriname e Venezuela.