A Prefeitura de Rio Branco promoveu uma manhã de boas notícias para a cadeia produtiva familiar da capital, especialmente para os 119 feirantes que comercializam seus produtos nas 33 feiras espalhadas pelos bairros, de terça-feira a domingo.
Em um evento realizado na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) nesta segunda-feira (26), o prefeito Tião Bocalom entregou 150 barracas para feirantes, 480 kits horta e lançou a linha de crédito “Fomento Mulher” voltada para mulheres que são titulares de lotes, visando auxiliá-las na implantação de projetos produtivos e no incremento da renda familiar. O valor disponibilizado é de R$ 5 mil, em uma única operação de saque.
Para o prefeito, essas ações proporcionam ao homem do campo a oportunidade de produzir e contribuem para a multiplicação da riqueza. Bocalom destacou a importância do investimento realizado, afirmando que somente o campo tem a capacidade de enriquecer a cidade. Ele ressaltou o compromisso da prefeitura em impulsionar o setor rural por meio dessas iniciativas.
Os produtores receberão bancas e coletes personalizados para comercializar seus produtos, proporcionando uma estrutura adequada de proteção contra sol e chuva. A aquisição das barracas fortalecerá o plano estratégico da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagro), com o objetivo de beneficiar os pequenos produtores familiares.
Segundo o secretário de Agricultura, Eracides Caetano, a distribuição das barracas faz parte de um conjunto de ações em andamento, que inclui a assistência com calcário, adubo e melhorias nos ramais, com o propósito de apoiar os produtores rurais da região. Ele ressaltou a importância do cadastramento dos produtores para receber as bancas e destacou que já existem 280 produtores cadastrados, que serão contemplados com as barracas.
Além da entrega das bancas de feira, a prefeitura anunciou o programa de fomento “Kit Horta”, que contemplará 219 produtores com recursos como tela sombrite, caixa plástica, mangueiras e filme plástico. O objetivo é estimular a produção de hortaliças ao longo do ano.
O prefeito de Rio Branco ressaltou que todas essas iniciativas são realizadas com recursos próprios da prefeitura, destacando a importância de não depender apenas do apoio do governo federal. Ele expressou sua satisfação em promover ações que impulsionam a produção, gerando emprego e renda para a população.
“Tudo isso é muito importante. E a prefeitura está fazendo tudo isso com recurso próprio, não estamos esperando apenas o governo federal. E eu estou feliz, a gente fomenta para que o produtor possa produzir, gerar emprego, gerar renda”, ressaltou o prefeito de Rio Branco.”
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em fortalecer a cadeia produtiva familiar, incentivando os pequenos produtores e proporcionando condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável do setor rural. Para mais informações sobre os programas e benefícios oferecidos, os interessados podem acessar o site oficial da prefeitura.