O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, celebrou o reconhecimento de quatro produtores acreanos classificados entre os 30 melhores cafés do Brasil no concurso Coffee of the Year 2025, promovido durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). Em publicação nas redes sociais, Bocalom destacou o papel de Acrelândia na produção de café e parabenizou os agricultores que vêm consolidando o Acre como referência nacional na cafeicultura.
Segundo o prefeito, três dos quatro cafés finalistas são de produtores de Acrelândia, município onde ele iniciou sua trajetória política. “Três deles são de Acrelândia, terra onde, em 1993, quando fui prefeito, distribuí 300 mil mudas de café, e onde governei por três mandatos, sempre acreditando e investindo no potencial dos nossos produtores”, afirmou.
Bocalom ressaltou que o café representa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o Acre, ao lado da pecuária e da agricultura familiar. “Sempre disse, e reafirmo: a saída para o desenvolvimento da nossa terra está no café e não no leite. Acrelândia hoje é a maior bacia leiteira do Acre, e como costumo dizer, o leite paga as contas do dia a dia, enquanto o café compra a colônia do vizinho”, declarou.
O prefeito também destacou a importância do trabalho no campo e a valorização das famílias que vivem da produção agrícola. “Essa é a verdadeira riqueza que nasce da nossa terra e transforma vidas. Municípios do Juruá, como Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, também estão colhendo os frutos desse mesmo potencial, mostrando que o Acre tem solo fértil, gente trabalhadora e futuro promissor”, disse.
Bocalom parabenizou os produtores Luiz Ferreira das Chagas, do Sítio São Francisco (Cruzeiro do Sul); Felipe de Lara Caffer, da Colônia Simpatia (Acrelândia); Vanderlei de Lara, da Colônia Lara (Acrelândia); e Wagner Alvares, da Estância Taquarí (Acrelândia), que representaram o estado no concurso. “Seguimos firmes, com fé, trabalho e orgulho da nossa terra, que tem no campo a sua maior força”, concluiu.