Administrado pelo grupo Agouti S/A, o Complexo Industrial Agroflorestal Xapuri opera uma moderna planta industrial, gerando 140 empregos diretos e exportando seus produtos para países da Europa e Ásia.
O empreendimento foi inaugurado em 2006, para ser uma fábrica de tacos. No ano de 2012 o Estado integralizou o patrimônio à Agência de Negócios do Acre (Anac), criando o Complexo Industrial Agroflorestal Xapuri.
Em 2016 houve uma reformulação societária, com ingresso dos atuais investidores, que assumiram a gestão do empreendimento. Atualmente, a Agouti S/A é autossustentável em energia, e está pronta para executar ideias inovadoras, como projetos de energia de biomassa, destinados a melhorar a matriz energética no estado.
Com uma produção de 25 mil m³ ao ano, a base de produção utiliza espécies nobres, como cerejeira, cumaru, garapeira. Com responsabilidade socioambiental, a base de produção utiliza madeiras oriundas de projetos de manejo florestal, trabalhando com madeira legal, 100% certificada e melhor sistema de controle nas embalagens dos lotes para exportação, por meio do código de resposta rápida (QR Code) compradores e órgãos de controle podem acessar toda as informações do produto, como origem e características do produto.
Advertisement
O volume comercializado corresponde a aproximadamente 30% da balança comercial do setor madeireiro. O piso do tipo deck, utilizado em ambientes com piscinas, spas e áreas de lazer é o produto mais vendido.
“A expectativa agora é que a gente possa estabelecer uma relação de parceria com a Anac, que nosso projeto seja utilizado até como caso de sucesso, para novos investidores no segmento empresarial do Acre”, enfatizou o diretor administrativo da Agouti S/A, Alisson Cerqueira.