MEIO AMBIENTE

Conexão Povos da Floresta leva internet à Terra Indígena de Nova Olinda com atuação da OPIRJ

Published

on


A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) está em missão no alto rio Envira, no Acre, para instalar novos pontos de acesso à internet em terras indígenas da região. A ação atende a um pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e tem enfrentado o período de seca e longas distâncias para alcançar aldeias como a Porto Alegre, na Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda, que foi uma das comunidades beneficiadas.

A atividade integra o projeto Conexão Povos da Floresta, uma articulação coordenada por Conaq, COIAB e CNS, com apoio logístico do Fundo Amazônia. No Vale do Juruá, a OPIRJ é responsável pela execução das ações em campo, levando conectividade para todas as 14 terras indígenas da região.

Durante a instalação na TI Nova Olinda, José Mauro, cacique geral da aldeia, destacou a importância da iniciativa para a comunicação com instituições e no enfrentamento de problemas como saúde e invasões territoriais. “Daqui pra frente vai melhorar principalmente na questão da nossa comunicação, que é onde nós precisamos. Hoje, questão da saúde, muitas parcerias, questão de problemas de invasão na nossa área, vai ser melhor pra gente estar conversando com mais pessoas, como a Funai, que está ajudando a gente aqui”, afirmou.

Ernandes, presidente da associação local, também agradeceu à OPIRJ pelo atendimento à demanda. “Essa parceria junto com a OPIRJ vai facilitar muito para as lideranças”, disse.

Com a ação, a OPIRJ conclui a meta de conectar à internet todas as terras indígenas do Vale do Juruá, promovendo acesso à informação, saúde e educação por meio da inclusão digital.

Tendência

Sair da versão mobile