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DNIT trabalha para melhorias na BR-364, trânsito será interrompido para obras na ponte em Tarauacá

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Na próxima semana, nos dias 21, 22 e 23, a BR-364 terá o tráfego interrompido na altura da ponte do Rio Tarauacá das 22h às 5h. Nem os pedestres poderão passar pelo local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará uma extensão de 70 metros na cabeceira da ponte, que foi erguida em uma curva e apresenta constantes desmoronamentos.

Carla Costa, representante do DNIT em Cruzeiro do Sul, informa que apenas ambulâncias e casos de urgência poderão passar durante o período de interrupção. “Para garantir a segurança de todos, é necessário interromper o tráfego para realizar os trabalhos de retirada de uma laje de transição rompida, instalação de pilares, estruturação, escavação de estacas e fundação, com o uso de equipamentos grandes”, afirmou Carla.

No último mês, uma equipe liderada por Ricardo Araújo realizou uma extensa vistoria ao longo da BR-364 para identificar necessidades de reparo e avaliar as obras em andamento. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade e a segurança da estrada. Durante a vistoria, a equipe percorreu o trecho que se estende de Sena Madureira até Cruzeiro do Sul, observando as condições da estrada e os progressos das técnicas de reconstrução adotadas.

“Nossa missão é assegurar que a BR-364 não apenas atenda às necessidades atuais de tráfego, mas também esteja preparada para desafios futuros,” disse Araújo. Um dos focos principais da vistoria foi a avaliação do macadame hidráulico, uma técnica de pavimentação que já mostrou resultados promissores em outros trechos da rodovia. “Estamos analisando a performance do macadame, temos trechos que, após mais de dez anos de serviço, não apresentam falhas significativas, o que confirma a eficácia desta técnica para a nossa região,” destacou Araújo.

A equipe também inspecionou a construção de novas infraestruturas, como a ponte sobre o Rio Tarauacá. Este projeto é de particular importância devido às mudanças no curso do rio, que exigem uma adaptação na estrutura da ponte para prevenir erosões futuras. A visita ao canteiro de obras permitiu que os engenheiros avaliassem os avanços na construção das fundações e na instalação das estacas.

Além das verificações técnicas, a caravana do DNIT proporcionou uma plataforma para o diálogo direto com os empreiteiros e a supervisão local. Discussões sobre os próximos passos, desafios logísticos e soluções técnicas foram abordadas em reuniões ao longo do percurso. “Essas interações são essenciais para sincronizar nossa abordagem e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados com os objetivos de longo prazo,” explicou Araújo.

Concluindo a vistoria, o superintendente reafirmou o compromisso do DNIT com a melhoria contínua da BR-364. “Nossas observações e as discussões que tivemos ao longo desta viagem serão fundamentais para planejar as fases seguintes do projeto. Estamos determinados a transformar a BR-364 em uma rodovia modelo em termos de segurança, durabilidade e eficiência,” concluiu Araújo.

A rodovia vem recebendo atenção renovada em termos de manutenção e reconstrução. Após anos de investimentos limitados, o fluxo de recursos para esta via vital aumentou significativamente com a chegada do novo governo. Entre 2019 e 2022, apenas cerca de R$ 240 milhões foram alocados para a manutenção de rodovias em todo o Acre. Em contraste, o ano de 2023 viu um aumento para aproximadamente R$ 340 milhões, com previsões de R$ 450 milhões para 2024.

O governo Lula aprovou um plano ambicioso para a reconstrução da BR-364 com um orçamento que pode chegar a R$ 2,5 bilhões. Essa decisão visa revitalizar completamente a estrada, essencial para o transporte e a economia da região.

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