Cultura

Dr da Borracha: Seringueiro acreano disputa prêmio de R$ 100 mil na Expo Favela

Published

on

José Rodrigues de Araújo, conhecido como Dr. da Borracha, participou da primeira semifinal do Expo Favela o Desafio 2024, exibida, nesse sábado, 14, no programa “É de Casa”, da Rede Globo. O artesão, que transforma látex em peças como sandálias, bolsas e colares, concorreu com outros quatro empreendedores de diferentes regiões do país.

Natural do Acre, Dr. da Borracha destacou suas raízes e a importância da preservação da floresta. “Sou filho de seringueiro, neto de seringueiro. Nasci, me criei na floresta e vivo dentro da floresta até hoje, sem agredir a floresta”, afirmou.

O artesão explicou que o processo de produção das peças é 100% artesanal e não utiliza produtos químicos. “É um trabalho familiar. Eu passei para a família, minha esposa, meus filhos, tudo faz”, disse.

Dr. da Borracha ressaltou ainda que sua atividade gera emprego e renda para a comunidade local. “Os vizinhos trabalham comigo, está gerando emprego e renda, não só para mim, mas o meu arredor”, pontuou.

Apesar da forte concorrência, o artesão acreano não foi escolhido para a final do concurso. A vencedora da primeira semifinal foi Úrsula Ariel, do Amapá, com um aplicativo que conecta pessoas trans e cisgênero com terapia hormonal.

A final do Expo Favela o Desafio 2024 será exibida no próximo sábado no programa “É de Casa”. O vencedor levará para casa um prêmio de R$ 100 mil.

Advertisement

Assista ao episódio: https://globoplay.globo.com/v/13184368/

Foto: Reprodução

Tendência

Sair da versão mobile