MEIO AMBIENTE

Embrapa lança Jornada pelo Clima e destaca papel da agropecuária frente às mudanças climáticas

Published

on

A Embrapa iniciou nesta quarta-feira (7), em Brasília, as comemorações do seu 52º aniversário com a abertura da Jornada pelo Clima, destacando a importância da ciência agropecuária no enfrentamento às mudanças climáticas. A programação inclui a primeira edição dos Diálogos pelo Clima, evento que reúne representantes do governo, setor produtivo, universidades, organizações da sociedade civil e organismos internacionais para debater soluções sustentáveis para a agricultura.

As discussões estão alinhadas à preparação do Brasil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Segundo a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o evento cria espaços de debate territorializados para o desenvolvimento de estratégias eficazes e adaptadas às realidades locais.

A Jornada pelo Clima inclui um circuito de sete eventos nos biomas brasileiros até outubro, com o objetivo de consolidar propostas que serão reunidas em um documento-síntese. O material será entregue ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, para subsidiar políticas públicas e as negociações brasileiras na conferência.

Durante a solenidade, foram lançadas novas tecnologias, incluindo cinco cultivares, sete ferramentas digitais, duas práticas agropecuárias e um modelo de produção. A Embrapa também apresentou a Vitrine de Tecnologias pelo Clima, espaço virtual com 150 soluções voltadas à sustentabilidade agrícola e ação climática.

Outro destaque foi a assinatura de acordos de cooperação, como a formação de uma aliança estratégica em ciência, tecnologia e inovação com instituições públicas e privadas. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clenio Pillon, afirmou que a aliança busca estruturar programas de pesquisa e inovação com foco em desafios complexos do setor agropecuário.

A programação também incluiu o lançamento da publicação Recupera Rural RS, com estudo técnico sobre vulnerabilidades da Serra Gaúcha, e a divulgação do Balanço Social da Embrapa, que apontou aumento de 17% no lucro social da empresa em 2024 em comparação com o ano anterior.

Na quinta-feira (8), a Embrapa será homenageada em sessão solene no Congresso Nacional. Mais informações sobre a Jornada pelo Clima podem ser acessadas em: www.embrapa.br/cop30.

Tendência

Sair da versão mobile