Gestores, pesquisadores e representantes do setor produtivo participaram, entre 12 e 14 de fevereiro, de uma capacitação sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), promovida pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal do Ceará (FAIFCE). O evento discutiu desafios e oportunidades na aplicação da legislação para impulsionar a inovação no país.
A procuradora federal Diana Azin, coordenadora da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal, abordou temas como parcerias para pesquisa, contratos de serviços técnicos especializados e transferência de tecnologia. “É necessário entender a legislação e remover barreiras para que a inovação atenda às demandas da sociedade”, afirmou.
A pró-reitora de Inovação do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, ressaltou a importância da Lei nº 13.432 na desburocratização da gestão de recursos e no fortalecimento da relação entre academia, setor público e privado. “Implementamos a Política de Inovação do Ifac e criamos o Núcleo de Inovação Tecnológica para alinhar nossas normativas ao Marco Legal”, disse.
Participantes avaliaram positivamente o evento, destacando a necessidade de reduzir a burocracia na gestão da inovação. Thiago Tobji, da Universidade Federal do Acre (Ufac), enfatizou que a capacitação mostrou caminhos para tornar os Núcleos de Inovação Tecnológica mais eficientes. A doutoranda Adna Maia, do Programa Bionorte/Ufac, destacou a importância de superar desafios legais para avançar no desenvolvimento tecnológico.