Ocorre nesta quinta-feira, 27 de março, o lançamento oficial do Selo de Indicação Geográfica de Procedência do Açaí de Feijó. O evento será realizado às 8h, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Feijó. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae no Acre, a Prefeitura de Feijó e a Cooperação de Produtores, Coletores e Abatedores de Açaí de Feijó (AÇAÍCOOP).
Com o lançamento, apenas os produtores associados à AÇAÍCOOP poderão utilizar a denominação “Açaí de Feijó”. O Conselho Regulador da cooperativa, formado por três produtores e dois representantes de instituições parceiras, será responsável por aplicar os critérios estabelecidos no Caderno de Especificação Técnica, que determina os padrões de qualidade e procedência do produto.
A certificação reconhece o açaí de Feijó como produto cultivado de forma tradicional, sem uso de plantios comerciais, e classificado como 100% orgânico e nativo. A tradição local no preparo do fruto é descrita como uma prática herdada por gerações de famílias da região.
De acordo com o Sebrae e especialistas da área, a Indicação Geográfica é uma ferramenta que pode contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva local, ampliar o acesso a novos mercados, possibilitar incentivos fiscais e fomentar o desenvolvimento econômico regional.
A iniciativa conta com apoio institucional do IFAC, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Secretaria de Agricultura (SEAGRI), EMATER/AC, EMBRAPA e Banco da Amazônia.