O Festival Acre Moda Revolução ocorre de 10 a 14 de setembro, no Horto Florestal, das 9h às 16h, com entrada gratuita, para ensinar costura, criação do zero e reaproveitamento de peças. A programação inclui estandes de atendimento ao público, bazar e atividades para diferentes faixas etárias, com foco em práticas de produção e ajuste de roupas acessíveis à comunidade.
Segundo a organização, são dez estandes operando durante os cinco dias. “Hoje está rolando um festival de moda e de costura, do resgate dessa costura. São 10 estandes para a comunidade, aberto, tudo de forma gratuita. Você só vem, faz eco bag, faz turbante, faz laços, faz kimonos, conceito, reparo, estojo e muito mais”, afirmou Denise Arruda, responsável pela iniciativa. O evento reúne mais de 30 profissionais para orientar o público nas atividades práticas.
Além das oficinas, há um bazar com troca de roupas e um espaço voltado ao público infantil, a Escola Criativa. A proposta inclui também a possibilidade de produzir peças desde o início. “Do zero. Você chega, tem tecido, tem aviamento, tem marca, tem profissionais, você faz e leva para a sua casa”, disse Denise, ao explicar que a estrutura e os insumos estão disponíveis no local para experimentação e aprendizagem.
A programação é gratuita. “É 0800, porque nós temos um apoio, apoio da PNAB, governo do estado do Acre, governo federal e da Fundação de Cultura Elias Mansur”, completou Denise. A produção é da Eco Moda e a realização conta com o Ministério da Cultura, com objetivo de ampliar oportunidades de formação prática e incentivar o reaproveitamento de roupas por meio de conserto, customização e criação assistida.