Durante entrevista publicada nesta terça-feira (3) no Blog do Crica, no site AC24Horas, o governador Gladson Cameli (PP) declarou publicamente que será o responsável por conduzir, no Acre, a articulação política da federação formada entre o Progressistas (PP) e o União Brasil. Segundo o governador, o convite partiu do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.
Cameli afirmou que sua candidata ao governo em 2026 será a atual vice-governadora Mailza Assis (PP). “É natural que seja ela, é quem estará no governo em abril do próximo ano, quando eu me afastar para disputar o Senado”, declarou. Ele também descartou que o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) seja uma alternativa para a candidatura: “O Nicolau está tratando da sua reeleição”.
Advertisement
Segundo Cameli, a campanha de 2026 já foi antecipada, e ele pretende se engajar diretamente na candidatura de Mailza.
Nome para o Senado e articulações
O governador disse que ainda não definiu com quem fará dobradinha para o Senado, mas descartou qualquer possibilidade de aliança com o ex-senador Jorge Viana (PT). “Esse, nem falo em possibilidade de aliança, porque ele vive no céu e eu na terra”, afirmou.
Cameli também comentou possíveis candidaturas dentro do seu governo. Sinalizou que o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, pode disputar uma vaga de deputado federal. Sobre o secretário Aberson Carvalho, respondeu com ironia: “Nisso não me meto, ele tem que se entender com a Socorro (deputada federal)”.