O governo do estado do Acre, através da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social (Seasd), concretizou nesta quinta-feira, 10, a formalização da ordem de pagamento do Programa Auxílio do Bem. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar auxílio a famílias que foram afetadas pelas recentes enchentes. A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório da Secretaria de Agricultura, situado em Rio Branco.
O Auxílio do Bem foi estabelecido mediante o Decreto nº 11.283, datado de 18 de julho de 2023. Este programa visa beneficiar mais de 400 indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tanto da capital quanto do interior do estado. Essas pessoas residem em regiões que sofreram com as enchentes ocorridas em março deste ano e estão devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O benefício consiste em um montante de R$ 1.000,00 por família, a ser pago em parcela única.
“Na etapa inicial, mais de 400 famílias serão contempladas. Os fundos já foram transferidos para a Caixa, e hoje as primeiras famílias começarão a receber essa assistência. A partir da próxima segunda-feira, iremos incluir aquelas famílias que ainda podem ser atendidas na segunda fase do Auxílio do Bem”, afirmou o secretário de Assistência Social, Alexander Carvalho.
O auxílio financeiro será depositado em contas digitais em nome dos beneficiários. O cronograma de pagamento seguirá as diretrizes fornecidas pelas autoridades municipais, com a possibilidade de ajustes através de decreto. A gestão dos pagamentos será supervisionada pela Seasd.