Cultura

Grupo de músicos indígenas se apresenta em Rio Branco, no próximo dia 12 de março  

Published

on

No dia 12 de março acontece na Casa de Cultura da Gameleira, em Rio Branco (AC), o show com o grupo “Rua Txana Keneya”, da Aldeia e comunidade Porto Rico Mae Memaya de Santa Rosa do Purus, com o Cacique Txana Ixã, Txana Siã e Txana Nixi Nawa.

De acordo com a organizadora, Regina Maciel, a ideia de realizar o evento surgiu após sua ida à aldeia através de um projeto de pesquisa sobre as máscaras dos Povos Indígenas Huni Kuin (Kaxinawá). “O evento faz parte do projeto identidade amazonidas, que é um projeto de viagens e pesquisas sobre as máscaras dos Huni Kuin (Kaxinawá) – Povos Indígenas, no rio Purus. Quando lá estive, eu vi duas apresentações deles, então combinei com o cacique, pois esse grupo musical já existe há muitos anos, e decidimos trazê-los para realizar uma apresentação aqui no Centro da Capital”.

O evento conta com a parceria da prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e da Casa de Cultura da Gameleira.

O valor do ingresso é de R$ 20 reais a inteira e R$ 10 meia entrada, que pode ser adquirido através do telefone (68) 99605-6290 Regina. No local terá a exposição de artesanato dos povos originários, venda de comida, sucos e água. Será Proibido entrar com bebida alcoólica

A organizadora disse ainda que o valor arrecadado é para custear despesas com a parte técnica e passagens dos músicos até o local da apresentação. “Esse valor simbólico dos ingressos é para custear as despesas que teremos com aluguel de som, iluminação, passagens. Da mesma forma que valorizamos outras culturas, temos que valorizar a música raíz do nosso Acre”.

Tendência

Sair da versão mobile