No dia 12 de março acontece na Casa de Cultura da Gameleira, em Rio Branco (AC), o show com o grupo “Rua Txana Keneya”, da Aldeia e comunidade Porto Rico Mae Memaya de Santa Rosa do Purus, com o Cacique Txana Ixã, Txana Siã e Txana Nixi Nawa.
De acordo com a organizadora, Regina Maciel, a ideia de realizar o evento surgiu após sua ida à aldeia através de um projeto de pesquisa sobre as máscaras dos Povos Indígenas Huni Kuin (Kaxinawá). “O evento faz parte do projeto identidade amazonidas, que é um projeto de viagens e pesquisas sobre as máscaras dos Huni Kuin (Kaxinawá) – Povos Indígenas, no rio Purus. Quando lá estive, eu vi duas apresentações deles, então combinei com o cacique, pois esse grupo musical já existe há muitos anos, e decidimos trazê-los para realizar uma apresentação aqui no Centro da Capital”.
O evento conta com a parceria da prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e da Casa de Cultura da Gameleira.
O valor do ingresso é de R$ 20 reais a inteira e R$ 10 meia entrada, que pode ser adquirido através do telefone (68) 99605-6290 Regina. No local terá a exposição de artesanato dos povos originários, venda de comida, sucos e água. Será Proibido entrar com bebida alcoólica
A organizadora disse ainda que o valor arrecadado é para custear despesas com a parte técnica e passagens dos músicos até o local da apresentação. “Esse valor simbólico dos ingressos é para custear as despesas que teremos com aluguel de som, iluminação, passagens. Da mesma forma que valorizamos outras culturas, temos que valorizar a música raíz do nosso Acre”.