O jornalista Altino Machado denunciou a passagem de uma carreta bitrem da empresa Senna Laminados, carregada com 13 toras de tauari, pela Estrada Raimundo Irineu Serra, que atravessa a Área de Proteção Ambiental (APA) homônima, apesar da proibição. Segundo Machado, “esta carreta bitrem resolveu testar o sistema de vigilância montado pelos moradores e a qualidade da recuperação do pavimento asfáltico que a prefeitura de Rio Branco executa há mais de dois meses”.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o superintendente Municipal de Trânsito e Transporte (RBTrans), Clendes Vilas Boas, e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, foram acionados. Eles se comprometeram a atender a antiga reivindicação dos moradores para que “sejam utilizadas as vias estruturantes da cidade, construídas para suportar o transporte de carga pesada”.
A Senna Laminados é de propriedade de Jandir Santin, antigo dono da Laminados Triunfo Ltda. A madeira foi retirada de uma fazenda no município de Porto Acre e transportada até uma serraria em Sena Madureira. Os agentes da RBTrans alertaram o motorista que a passagem pela APA Raimundo Irineu Serra está proibida. O motorista reclamou da falta de sinalização, mas a RBTrans informou que “serão instaladas antes da conclusão da recuperação da estrada, mas que não será permitido de forma alguma que a carga pesada volte a destruir o asfalto da via”, segundo relato de Machado.
A expectativa é que a instalação da sinalização e o cumprimento das novas diretrizes garantam a preservação da APA e a integridade do pavimento asfáltico.