Notícias

Maioria dos MEI planeja investir nos próprios negócios em 2025

Published

on

Pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que 57,3% dos microempreendedores individuais (MEI) do país pretendem investir em seus negócios em 2025. A prioridade apontada pelos participantes é a aquisição de máquinas, equipamentos e melhorias em instalações físicas.

Os dados revelam diferenças regionais. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 67,6% dos MEI indicaram intenção de investir. No Nordeste, a taxa foi de 67%, enquanto no Sudeste foi de 54,1% e no Sul, 51,8%. O investimento em capital de giro aparece com destaque no Nordeste (39,5%).

Por setor, a indústria concentra quase 60% das intenções de investimento em estrutura física e equipamentos. No setor de serviços, 46,4% dos entrevistados apontaram intenção de aplicar recursos em marketing e divulgação. No comércio, o aumento do capital de giro é prioridade para 38,1%.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, os dados refletem uma tendência de confiança dos empreendedores no cenário econômico e na possibilidade de crescimento dos próprios negócios. Ele também destacou a atuação do governo federal com medidas de incentivo à economia e à geração de renda.

A pesquisa busca fornecer subsídios para formulação de políticas públicas e ações de apoio ao empreendedorismo no país.

Tendência

Sair da versão mobile