A merenda escolar é fundamental para garantir a segurança alimentar e proporcionar melhores condições ao processo de ensino-aprendizagem das crianças atendidas nas escolas da rede pública municipal de Rio Branco. A prefeitura, preocupada com a qualidade e quantidade dos alimentos oferecidos, tem investido em um Centro Logístico de Distribuição e Armazenamento, localizado na Rodovia AC-40, no bairro Amapá.
O Centro Logístico, recentemente inaugurado pelo prefeito, possui uma área coberta de cerca de 2 mil metros quadrados e abriga o almoxarifado, patrimônio, transporte e alimentação escolar. Antes dispersos, esses setores agora estão centralizados, facilitando o fluxo de trabalho e garantindo a segurança alimentar das crianças.
Atualmente, são atendidos 22 mil alunos da rede municipal de educação. O item mais consumido é o arroz, com um consumo mensal de 15 mil quilos. O depósito trabalha sempre com estoque novo, com validade acima de 6 meses, garantindo assim a qualidade dos alimentos distribuídos.
22 mil crianças são atendidas nas escolas públicas municipais. Foto: Assessoria
Todos os alimentos que saem do Centro Logístico são distribuídos de acordo com os cardápios elaborados pelos nutricionistas. São oferecidas refeições equilibradas e saudáveis, com carboidratos, proteínas, frutas, legumes e verduras. O objetivo é atender às necessidades nutricionais de cada faixa etária de crianças.
Algumas crianças passam o dia todo na escola, como no Centro de Educação Infantil Rita Batista, onde são preparadas cinco refeições diárias. Segundo a gestora da unidade, essa alimentação escolar é muito importante para garantir que as crianças continuem fortes e saudáveis.
Parte dos alimentos é fornecida pela agricultura familiar, principalmente frutas, legumes e verduras, que chegam fresquinhas direto do produtor. Além disso, as merendeiras, hoje chamadas de manipuladoras de alimentos, trabalham com carinho e dedicação para oferecer uma alimentação de qualidade às crianças.