O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), anunciou o lançamento de um novo canal de denúncias voltado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, familiar, obstétrica, crimes sexuais contra maiores de 18 anos, e crimes contra o público LGBTQIAPN+. O serviço tem como objetivo oferecer suporte a vítimas em situação de vulnerabilidade.
A nova plataforma conta com um formulário onde a vítima pode fornecer detalhes sobre o agressor e a ocorrência, além de acompanhar o andamento do processo. Também estão disponíveis informações sobre os tipos de violência que o CAV acompanha, números de contato e endereços da rede de atendimento. A página inclui ainda o Formulário Nacional de Avaliação de Risco, que auxilia na identificação de possíveis ameaças à integridade física e na definição de medidas de segurança.
Advertisement
O CAV é um órgão auxiliar do MPAC que foca principalmente no atendimento a vítimas de violência de gênero, mas oferece suporte a outras pessoas em vulnerabilidade. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais das áreas jurídica, social e psicológica, buscando assegurar um atendimento integral, com opções presenciais, remotas ou domiciliares, conforme a necessidade de cada caso.
O acesso ao novo canal pode ser feito pelo site oficial do CAV, onde as vítimas encontram todas as instruções e ferramentas necessárias para realizar a denúncia e acompanhar seu status.