Política

Nicolau Júnior articula emissão de RG para pescadores em Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Júnior, articulou ações no dia 13 de setembro, em Mâncio Lima, e no início da semana de 15 de setembro de 2025, em Cruzeiro do Sul, para garantir atualização e emissão de carteiras de identidade a pescadores, com o objetivo de assegurar o acesso ao seguro-defeso e a benefícios da categoria. Em Mâncio Lima, a atividade integrou a programação do Festival do Coco; em Cruzeiro do Sul, ocorreu em parceria com o vereador Zé Roberto.

Em Mâncio Lima, no sábado, 13 de setembro, Nicolau Júnior participou da Festa dos Pescadores pelo segundo ano consecutivo. Na ocasião, foi montado atendimento para atualização das carteiras de identidade, realizado pela Polícia Civil a partir de articulação do deputado com o governo do Estado. Ao todo, foram feitas 600 atualizações de RG de pescadores do município. Durante o evento, Nicolau afirmou que os pescadores integram “uma das cadeias econômicas mais importantes” no município. O prefeito Zé Luiz registrou repasses de emendas do parlamentar para obras locais, e o presidente da Colônia de Pescadores, Elton da Pesca, agradeceu a parceria para a realização da festa.

Advertisement

No início da semana seguinte, em Cruzeiro do Sul, a pedido de Nicolau Júnior e em parceria com o vereador Zé Roberto, mais de 600 carteiras de identidade foram emitidas especificamente para pescadores. A medida atendeu à exigência da nova identidade para liberação do seguro-defeso. A pescadora Maria Francisca de Oliveira Pinto declarou: “Sem essa iniciativa a gente não teria conseguido tirar a identidade em tempo. O Defeso depende desse documento, e é ele que garante o alimento e o cuidado da família.”

O pescador Anilson de Almeida disse que o benefício é a renda durante a proibição da pesca: “Essa carteira era indispensável.” Segundo o texto, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, apoiou a emissão também em Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Nicolau afirmou: “Garantir esse direito é garantir dignidade para milhares de pessoas que dependem do Defeso. Meu compromisso é sempre estar ao lado do nosso povo.” Zé Roberto disse que a união entre mandatos, sindicato e colônia foi decisiva.

Com a emissão e atualização de identidades, as colônias e sindicatos dispõem de documentação válida para a solicitação do benefício, impacto esperado nas famílias que dependem da renda durante o período de defeso nos municípios do Juruá.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile