Saúde

Novo medicamento para HIV é integrado ao SUS

Acre é um dos Estados a receber nova combinação de antirretrovirais para pacientes com HIV

Published

on

O Ministério da Saúde distribuiu as primeiras unidades de uma nova combinação de antirretrovirais para pacientes com HIV ou aids. A combinação, consistindo em dolutegravir 50mg e lamivudina 300mg em um único comprimido, foi distribuída nacionalmente, totalizando 5,6 milhões de unidades. O estado do Acre recebeu 7.500 destas unidades.

Historicamente, o tratamento do HIV necessitava de várias combinações de medicamentos de diferentes classes. O novo medicamento, no entanto, permite um tratamento simplificado com uma dose diária única.

A transição para o novo tratamento será gradual e contínua, seguindo critérios específicos. Os critérios incluem idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular ao tratamento, uma carga viral menor que 50 cópias no último exame e ter iniciado a terapia dupla até 30/11/2023. Estes critérios serão reavaliados em seis meses, considerando aspectos como a tendência de prescrições e a disponibilidade do medicamento.

A criação do dolutegravir 50 mg + lamivudina 300 mg é resultado de uma parceria entre Farmanguinhos/Fiocruz e as empresas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline. Orientações detalhadas sobre o uso do tratamento estão disponíveis em nota técnica no site do Ministério da Saúde.

Essa distribuição integra a estratégia do Ministério da Saúde para eliminar o HIV e a aids como problemas de saúde pública. Em 2023, os investimentos em medicamentos contra o vírus ultrapassaram R$ 1,8 bilhão.

Foto: reprodução Internet – Capa: Marcelo Casal – Agência Brasil 

Tendência

Sair da versão mobile