A parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado está avançando a rede de distribuição de água no município. Este trabalho já resultou na perfuração de 70 poços e na instalação de 36 quilômetros de rede, beneficiando 30 mil famílias. A meta é expandir a rede para todos os bairros e localidades do município.
Essa colaboração intergovernamental tem otimizado recursos e gerado economia para o setor público, além de impactar positivamente a população com a oferta de água potável. A próxima comunidade a ser beneficiada é a localizada atrás do Polo Moveleiro, na Boca da Alemanha, com a ampliação de cerca de 750 metros de rede para atender de 35 a 40 famílias. O governo do estado fornecerá equipamentos e materiais, enquanto a prefeitura será responsável pela mão de obra.
Desde 2020, a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Acre, por meio do Sanacre, tem melhorado a infraestrutura de abastecimento de água na cidade. O prefeito Zequinha Lima afirmou que o objetivo é alcançar todos os bairros e localidades, destacando que mais de 45 poços artesianos estão em operação como sistemas alternativos de água.
A prefeitura mantém 53 sistemas isolados de abastecimento, atendendo bairros desde o Aeroporto Velho até o Rio Liberdade. José Francisco da Rocha, servidor da secretaria municipal de obra, destaca a colaboração eficaz entre a prefeitura e o estado.
Moradores relatam melhorias significativas com a chegada da água encanada, como a redução de doenças e o aumento da qualidade de vida. A parceria também inclui ações educativas para promover o uso consciente da água nas escolas.
Em Cruzeiro do Sul, 80% da água que chega às residências provém de poços feitos pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre e pela prefeitura, enquanto 20% são captados no Igarapé São Salvador pelo Saneacre.