MEIO AMBIENTE

Oficina capacita moradores no monitoramento da biodiversidade em Cruzeiro do Sul

Published

on

Entre os dias 15 e 24 de setembro, moradores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório, em Cruzeiro do Sul, participaram de uma oficina sobre o Sistema Rápido e Colaborativo para Estudo da Biodiversidade (Rapeld). A iniciativa foi promovida pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Durante o treinamento, foram instaladas unidades amostrais permanentes e piezômetros, que são instrumentos utilizados para monitorar a variação da profundidade do lençol freático. Os participantes também coletaram dados sobre a cobertura florestal, respiração do solo e amostras de solo para análise da presença de metais pesados.

A oficina incluiu ainda o inventário de diversas espécies de flora e fauna, com foco em plantas lenhosas, samambaias, macrofungos, peixes e macroinvertebrados bentônicos. O projeto está sendo implementado nas florestas estaduais do Rio Liberdade, Mogno e Gregório, com a instalação de cinco parcelas permanentes em cada uma dessas áreas.

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional do PPBio no Acre, Marcos Silveira, o projeto visa fortalecer o monitoramento da biodiversidade e capacitar estudantes e pesquisadores locais. O evento também contou com a participação de docentes e estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Tendência

Sair da versão mobile