A cultura e os saberes ancestrais do povo Ashaninka do Acre, situado na Aldeia Apiwtxa, Terra Indígena do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, foi destaque na Exposição-Feira Arte dos Mestres, realizada em São Paulo, entre 28 de agosto de 1 de setembro.
Da Aldeia Apiwtxa, no Acre, cinco lideranças estiveram presentes no evento: Wewito Piyãko, Dora Piyãko, Moisés Piyãko, Alzelina Luiza e Piyãko.
“O convite para a gente se deu devido ao trabalho de divulgação das redes sociais. O pessoal acompanha a gente no Instagram e viram um pouco do nosso trabalho, da arte, da cultura nossa e entraram em contato com a gente. E nós decidimos trazer mais as peças em tecido de algo, confeccionados manualmente na aldeia, com tingimento natural e as pinturas. Também trouxemos instrumentos, o urucum, cachimbos e a cesta”, explica o presidente da associação Apiwtxa, Wewito Piyãko.
A exposição reuniu mais de 15 grandes artistas/coletivos de artesãos de oito estados brasileiros. A atividade, idealizada pelo Artesol, reconhece, celebra e divulga os maiores talentos do universo artesanal, conectando-os diretamente com o público e com o circuito de arte mais importante do Brasil.
“Tivemos um destaque muito importante durante o evento. Muitas pessoas passaram por aqui, adquiriram nossas peças e outras vieram prestigiar, além de que foi um espaço para divulgarmos a nossa arte ashaninka e fechar negócios. Recebemos encomendas e expandindo o nosso mercado”, destacou Wewito.
Além de prestigiar cerca de 250 obras de arte popular brasileira, com uma sofisticada expografia, o público pôde conhecer, interagir e prestigiar a roda de conversa com os próprios mestres, além de adquirir com eles suas peças.