Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), o governo do Acre, entregou para o povo Huni Kuĩ da Aldeia Txanaya, terra indígena Hene Baria Namakia, no município de Feijó, no último final de semana, mais de 1,5 mil mudas de plantas de árvores frutíferas.
A entrega foi realizada como apoio à produção agroflorestal por meio da implementação dos Planos de Gestão em Terras Indígenas (PGTIs), no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).
“Isso faz parte da nossa segurança alimentar e nossa saúde para garantir a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou o cacique Txuã Kaxinawa.
A diretora dos Povos Indígenas, Nedina Yawanawa, salientou a importância de garantir os alimentos para os povos originários. “O governo cumpre mais um compromisso, que é a entrega das mudas frutíferas. Nosso objetivo é fortalecer a terra, garantir a segurança alimentar, e também a conservação das áreas”.
Foram entregues mudas enxertadas de limão taiti, laranja, lima, tangerina ponkan, coco da praia, mudas de castanheira, maracujá, acerola e graviola.
Agência de Notícias do Acre / Foto: Alexandre Cruz-Noronha