A cidade de Porto Walter recebe, a partir de 27 de janeiro de 2024, a quarta edição do Festival Kãda Shawã Kaya, organizado pelo Povo Shawãdawa. O evento marca a retomada cultural após uma interrupção causada pela pandemia. Com a presença de diversas etnias indígenas, o festival se destaca como um ponto de encontro para a troca de saberes e tradições.
O festival inclui atividades que ressaltam a importância do artesanato e das práticas tradicionais das comunidades indígenas envolvidas. “A importância é revitalizar todos os nossos conhecimentos tradicionais que perdemos, mas nossa juventude precisa ter esse conhecimento. Estamos com quatro festivais, mas este é o primeiro oficializado com toda a governança do Estado, apoio do governador, prefeito e deputados federais. Então esse é mais histórico pra gente, com mais pessoas, com povo Shawãdawa reunido”, declara Raimundo Vale, uma das lideranças da comunidade.
Povo Arara
O nome de origem dessa população é Shawãdawa, que significa Arara. Atualmente há cerca de 900 indígenas nas áreas demarcadas, que abrangem as cidades de Porto Walter, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo e Jordão. O tronco linguístico do povo é pano.
Fonte: Agência de Notícias do Acre / Foto: Marcos Vicentti/Secom