O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou nesta segunda-feira (17) que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2 estão operando com aproximadamente 80% da capacidade.
A ETA 1, recentemente religada, responde por 40% do abastecimento de água da capital. Segundo Bocalom, o fornecimento está sendo restabelecido gradualmente. “Ontem, a produção de água chegou a 1.105 litros por segundo, o que representa quase 80% da capacidade. A população compreendeu a situação crítica pela qual passamos, que não tem a ver com gestão, mas com fatores climáticos”, disse.
O prefeito destacou que a retomada do abastecimento pode demorar mais tempo em algumas regiões. “As caixas d’água estavam todas vazias, então a água demora um pouco mais para alcançar as áreas mais altas da cidade. Mas distribuímos esse volume de forma equilibrada”, afirmou.
Bocalom também informou que uma nova bomba deve entrar em operação ainda nesta segunda-feira. “Estamos instalando uma nova bomba hoje, e acredito que até a noite ela já estará em funcionamento. Se tudo correr bem, poderemos atingir os 1.500 litros por segundo necessários para a cidade”, declarou.