A prefeitura se Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu em 53% os casos de dengue de janeiro a outubro deste ano, com relação ao mesmo período de 2022.
No ano passado foram registrados 1.363 casos se dengue no município e agora são 640.
Segundo a secretária de Saúde, Valéria Lima, esse resultado reflete o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima, com a saúde da população.
Segundo ela, as ações de combate à doença incluem a vigilância diária, educação em saúde, bloqueio entomológico, aplicação de larvicida e mutirões de limpeza.
Agentes de Endemias – trabalham incansavelmente, de casa em casa, para combater a dengue em nossa cidade.
“Os Agentes de Endemias atuam de casa em casa realizando inspeção nos depósitos de água, eliminando pequenos depósitos que podem ser eliminados e tratando com larvicida aqueles que não podem ser eliminados. Na área da educação em saúde, orientamos ao morador como se prevenir e evitar o mosquito nascer em seu quintal, informando também sobre os sintomas da doença e orientando a procurar a UBS caso alguém na residência esteja sentindo”, conta ela, destacando a importância dos mutirões de limpeza pública feitas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.
“Os mutirões de limpeza que a prefeitura realiza nos bairros ,tiram de circulação muitos criadouros em potencial para a proliferação do mosquito Aedes que transmitem a dengue. Realizamos ainda bloqueios com inseticida no UBV costal nos quarteirões onde há casos confirmados de dengue. Eliminar o vetor infectado para quebrar a cadeia de transmissão da dengue “, concluiu a secretária.
O prefeito Zequinha Lima expressou sua gratidão à dedicada equipe da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, que incansavelmente liderou esforços para reduzir os casos de dengue na cidade. Zequinha também falou que “Além disso, quero estender meus agradecimentos à nossa gente, cuja participação ativa na limpeza e na adoção de práticas preventivas é fundamental para protegermos nossas famílias e nosso município. Juntos, estamos construindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.”