A Prefeitura de Cruzeiro do Sul publicou no DO (diário Oficial) a lista final com os projetos contemplados nos editais culturais da Paulo Gustavo 2023. Agora, os proponentes têm até o dia 6 de dezembro para encaminhar documentação complementar, para a formalização dos contratos. Com grande participação, os editais receberam 252 inscrições, resultando em um investimento total de R$ 743 mil.
Em entrevista exclusiva ao É Pop, o secretário de Cultura, Aldemir Maciel, falou sobre os próximos passos do processo e sua alegria pela expressiva participação dos fazedores culturais.
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É Pop: Qual foi o montante total destinado aos investimentos nos projetos culturais?
Aldemir Maciel: Um valor final de 743 mil reais de investimentos. Foram 252 projetos inscritos no geral, 81 contemplados.
É Pop: Quantos editais foram lançados e em quais áreas da cultura?
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Aldemir Maciel: Foram lançados 7 editais, porque teve um edital para parecerista e 6 editais, tanto no audiovisual, demais áreas da cultura, prêmio de patrimônio histórico, prêmio dos povos originários, videoclipes, curtas, metragens, capacitação, formação, cinema itinerante, enfim, houve uma grande variedade e nós tivemos projetos aprovados em todos os editais.
É Pop: Com a divulgação dos contemplados, quais os próximos passos?
Aldemir Maciel: Então a gente fica muito feliz com o resultado, a partir de agora a gente está aí, então, na fase de receber a documentação que vai até o dia 6 de dezembro. No dia 11 de dezembro vai ser o dia para assinatura dos contratos aqui na Secretária de Cultura.
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É Pop: Após isso qual o prazo para execução dos projetos?
Aldemir Maciel: O prazo é até julho de 2024. Mas antes, o prefeito Zequinha já determinou que a gente faça realmente um grande evento, uma grande festa cultural como sempre a gente tem feito, e no dia 13, será uma grande festa de certificação desses projetos no Teatro dos Náuas.
É Pop: Como você avalia os 15 anos do sistema cultural do município de Cruzeiro do Sul?
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Aldemir Maciel: O prefeito Zequinha desempenha um papel crucial em todo este processo. Foi a partir de 2015, durante sua gestão como secretário de cultura, que a regulamentação da lei do sistema foi estabelecida. Essa medida foi o ponto de partida para o desenvolvimento dessa história incrível e produtiva em nosso município, transformando Cruzeiro do Sul em um modelo de gestão cultural, não apenas para o Estado, mas também para o Brasil.
“Orgulhoso por colaborar na construção de uma cultura vibrante e importante para nossa comunidade.” Aldemir Maciel
É Pop: Obrigado, secretário! O espaço esta sempre aberto.
Aldemir Maciel: Quero expressar meus sinceros agradecimentos e reconhecimento à dedicação e ao empenho dos servidores da Secretaria de Cultura, da Prefeitura e de todos os fazedores culturais envolvidos, sejam produtores, artistas ou aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso dos editais. É gratificante testemunhar o comprometimento e a paixão de cada indivíduo envolvido nesse processo, cujo esforço conjunto foi essencial para tornar realidade essa conquista para nosso município. Juntos, demonstramos o poder da colaboração e do espírito cultural da nossa gente, proporcionando um legado duradouro para nossa comunidade, obrigado!
Atenção para os prazos. Assinatura oficial dos contratos está agendada para o dia 11 de dezembro na Secretaria de Cultura. A certificação dos projetos acontecerá no Teatro dos Náuas em 13 de dezembro.