Notícias

Prefeitura de Cruzeiro do Sul garante atendimento de saúde para os abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo

Prefeito Zequinha Lima ressalta experiência da equipe municipal e compromisso com segurança e assistência durante cheias recorrentes na região

Published

on

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está garantindo atendimento social e de saúde para as famílias que estão abrigados em escolas devido a cheia do Rio Juruá. Nesta terça, 5, o Prefeito Zequinha Lima realizou uma visita aos abrigados na Escola Thaumaturgo de Azevedo, verificando as condições em que se encontram as famílias afetadas pela cheia. Conversou com as famílias abrigadas na escola, procurando saber suas dificuldades e necessidades e oferecer o apoio institucional e a solidariedade às famílias que tiveram de deixar seus lares devido à alagação. O objetivo da prefeitura é tornar essa estadia temporária a melhor possível.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância do plano de contingência previamente elaborado, destacando a experiência da equipe municipal em lidar com situações de desastre, especialmente as cheias recorrentes na região. Ele ressaltou o compromisso em fornecer segurança e assistência adequada aos desabrigados, visando garantir o sucesso na execução do plano.

“Desde 2021, optamos por utilizar as escolas em vez de construir abrigos improvisados de dimensões reduzidas e rodeados por lonas. Na Escola Thamaturgo de Azevedo, temos sete salas de aula, das quais já ocupamos cinco para abrigar famílias. A estrutura da escola, incluindo o ar-condicionado, oferece um ambiente adaptado e confortável”, observou Zequinha, que acompanhou de perto o trabalho da equipe de saúde junto às famílias abrigadas.

“Hoje, estamos trazendo a equipe médica para consultas nos abrigos e acompanhamento médico, com a opção de encaminhamento para espaços mais adequados conforme necessário. A equipe da Secretaria de Assistência Social coordena o trabalho, garantindo condições adequadas para que se sintam seguros na escola. Enfrentamos seis enchentes, quatro em 2021 e duas em 2022, a maior da história de Cruzeiro do Sul. Nossa equipe possui experiência e conhecimento no manejo desse tipo de desastre. Anualmente, preparamos nosso plano de contingência, considerando experiências anteriores e buscando aprimoramentos para garantir a segurança dos desabrigados”, afirmou o prefeito Zequinha Lima.

Tendência

Sair da versão mobile