A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), está com matrículas abertas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada a pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental em idade regular.
O programa é dividido em duas etapas: EJA I, correspondente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e EJA II, que abrange os anos finais (6º ao 9º ano). As aulas ocorrem em escolas municipais como Anice Dib Jatene, Boa União e Benfica, e também em instituições parceiras como o Centro Pop, Lar dos Vicentinos e a Escola Estadual Irene Dantas.
Para se matricular, o único requisito é ter no mínimo 15 anos e apresentar RG e CPF. Segundo a gestão municipal, a iniciativa busca oferecer oportunidade de conclusão dos estudos, ampliando a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
O diretor da Escola Anice Dib Jatene, Antônio Torres, destacou a alimentação como um dos atrativos da EJA. “A merenda é um diferencial em relação ao Ensino Fundamental. Trabalhamos com adultos, então é uma refeição reforçada, com alimentos de produtores locais, que atende às necessidades nutricionais dos estudantes”, afirmou.
Um dos alunos da rede, Antônio Ferreira de Souza, de 82 anos, voltou a estudar após a pandemia. “Eu nem sabia ler o meu nome, mas agora estou aprendendo muito. Sinto que estudar é fundamental. A escola é um lugar onde aprendo não só para mim, mas também para ensinar aos outros”, declarou.
A EJA é uma política pública municipal que visa garantir o direito à educação a todos os cidadãos, promovendo inclusão social e oportunidades para jovens e adultos em Rio Branco.