Notícias

Prefeitura de Rio Branco capacita servidores que atuam em abordagem social nas ruas da capital

Formação busca aprimorar atendimento no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e Centro Pop

Published

on

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está realizando uma capacitação nos dias 18 e 19 de setembro para os servidores que atuam diretamente no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e no Centro Pop, nas ruas da cidade.

A formação, que começou nesta segunda-feira (18), tem como objetivo requalificar e aprimorar o fluxo de atendimento dos profissionais do Seas, com o propósito de assegurar proteção social às pessoas que se encontram em situação de violação de direitos e vulnerabilidade social, e que utilizam espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência.

Segundo Ivan Carvalho, diretor de Assistência Social da SASDH, a capacitação possui dois momentos. No primeiro dia, aborda a parte teórica do assunto, enquanto no segundo dia, as equipes realizam a parte prática, fazendo abordagens sociais em alguns pontos da cidade.

De acordo com Carvalho, ao longo de 2023, a SASDH já realizou quase 500 atendimentos nos seis primeiros meses do ano. Todos esses atendimentos incluem encaminhamentos, seja para o Conselho Tutelar, Ministério Público, ou outros serviços socioassistenciais, dependendo da situação de vulnerabilidade.

A SASDH já realizou quase 500 atendimentos nos seis primeiros meses deste ano. Foto: Cedida/Assessoria

O curso está sendo ministrado por Anderson Lima, técnico da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), com 11 anos de atuação na área. Lima ressalta que o processo de busca ativa é fundamental para identificar trabalho infantil, violência, abuso, exploração sexual de crianças e adolescentes, além de abordar pessoas em situação de rua.

O Seas e o Centro Pop desempenham um papel importante na identificação de situações de violação de direitos ou alta vulnerabilidade social nas ruas de Rio Branco, com visitas diárias a pontos estratégicos.

Liberdade Leão, coordenadora do Centro Pop, destaca a relevância da formação para os servidores da instituição, já que o objetivo principal é ajudar essas pessoas a saírem das ruas, promovendo o retorno familiar e comunitário, além de facilitar o acesso aos serviços socioassistenciais e outras políticas públicas.

Tendência

Sair da versão mobile