O fortalecimento da produção rural e a ampliação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico regional pautaram a agenda institucional realizada neste sábado (31) no município de Brasileia, no Alto Acre.
O presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou uma área de cultivo de soja localizada no Ramal do 20, às margens da BR-317, onde acompanhou a colheita na propriedade do produtor rural Mário Maffi.
O produtor atua na pecuária e suinocultura e, há cerca de 20 anos, passou a investir na agricultura, com foco no cultivo de grãos. Atualmente, a produção de soja se consolidou como uma das principais atividades da propriedade.
Durante a visita, Bocalom destacou a importância da produção agrícola como vetor econômico para os municípios acreanos.
Advertisement
“A produção rural tem impacto direto na geração de renda e no fortalecimento da economia local. O papel do poder público é criar condições para que o produtor continue investindo”, afirmou.
Política agrícola e articulação municipal
A agenda integra o trabalho desenvolvido pela Amac voltado à articulação entre os municípios, com foco no fortalecimento da infraestrutura rural, ampliação do apoio técnico e incentivo à produção agrícola em diferentes regiões do estado.
À frente da associação municipalista, Bocalom tem defendido a construção de parcerias entre as prefeituras como estratégia para ampliar o acesso a políticas públicas, recursos e projetos estruturantes voltados ao campo.
Entre as ações debatidas estão programas de mecanização rural, assistência técnica, apoio à agricultura familiar e investimentos em ramais, considerados essenciais para o escoamento da produção e integração das zonas rurais aos centros urbanos.
A visita a Brasileia faz parte da agenda institucional da Amac no interior do estado e reforça a pauta do desenvolvimento regional como eixo central da atuação municipalista no Acre.