Para ajudar a amenizar a situação das famílias desabrigadas pelas enchentes, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), tem oferecido atividades recreativas e lúdicas para as crianças que estão nesses abrigos.
O espaço onde ocorrem as ações da FGB tem sido frequentado por cerca de 100 crianças diariamente, segundo o diretor de Esporte, Edson Maria. A Fundação organizou um cronograma para divertir os pequenos com atividades que iniciam às 8h e vão até às 22h.
Entre as atividades oferecidas estão oficina de pintura, teatro, oficina de perna de pau, cinema e pula-pula. Além disso, muitas instituições, empresas, igrejas e escolas têm entrado em contato para também dar um pouco de alegria às crianças.
A iniciativa da Prefeitura de Rio Branco conta também com o apoio do governo do Acre, que tem dado todo o suporte necessário às vítimas das enchentes. A Fundação Elias Mansour (FEM) e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) executam uma extensa programação cultural destinada às famílias que estão em abrigos da capital. Os docentes e técnicos administrativos da Escola de Música do Acre também contribuem com essa rede de solidariedade.
Nesse momento difícil, iniciativas como essas trazem um pouco de alegria e esperança para as famílias afetadas pelas enchentes. É importante que todos possam contribuir de alguma forma para ajudar aqueles que estão passando por dificuldades.