MEIO AMBIENTE

Rio Acre chega a sua maior marca histórica desde 2015, em Rio Branco

Published

on

Mesmo com as chuvas tendo dado uma trégua nas últimas horas, o nível do Rio Acre segue em alta em Rio Branco e marcou 17,40 metros, às 15h desta sexta-feira, 31, segundo dados da Defesa Civil Municipal. Essa é a maior cota desde a cheia histórica de 2015, quando o manancial chegou a 18,40 metros.

Mais de 2,6 mil pessoas estão desabrigadas na capital acreana. Ainda segundo a Defesa Civil de Rio Branco, 1.223 famílias com 3.980 pessoas estão desalojadas por conta da enchente, ou seja, foram levadas para casas de parentes ou amigos.

O coordenador Estadual da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Batista, disse durante entrevista ao Épop que o riozinho do Rola a cada 3 horas sobe o nível em 2 centímetros. “Xapuri já baixou o volume de água, já em Rio Branco, o riozinho do Rola, vem subindo a quantidade de água, cerca de 2 centímetros a cada 3 horas, da mesma forma que o Rio Acre”, enfatizou. 

Ao falar da quantidade de chuva nas últimas 48 horas, o coordenador disse que a quantidade de água na bacia foram poucas, então espera que amanhã comece a baixar o volume. “A última cota que fizemos ficou em 17,40 metros, em Rio Branco, no riozinho do Rola, marcou 18,02 metros. A quantidade de chuva nesta bacia foi bem pouca, então a análise que estamos fazendo é que nas próximas horas, comece a estabilizar e dê sinal de vazante”, finalizou.

Advertisement

O boletim climático desta sexta-feira, 31, continua com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Vão ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente a tarde e início da noite.

Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), repassados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi).

Foto: Marcos Vicentti

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile