O nível do Rio Acre chegou a 15,71 metros na manhã deste sábado (15), se aproximando da marca de 16 metros. Com o aumento do volume de água, 41 bairros foram atingidos e mais de 200 pessoas estão em abrigos na capital, segundo dados da Defesa Civil.
Diante da situação, a Prefeitura de Rio Branco decretou estado de emergência para agilizar as ações de assistência. O decreto permite a aquisição imediata de itens essenciais, como alimentação e materiais para os abrigos. O Parque de Exposições Wildy Viana e outros pontos de acolhimento receberam famílias desalojadas.
Advertisement
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a estimativa é de que entre 3 mil e 4 mil famílias tenham sido afetadas, incluindo moradores de 41 bairros urbanos e 15 comunidades rurais. Três comunidades ficaram isoladas, e outras dependem de balsas para deslocamento.
A previsão aponta para mais chuvas nos próximos dias, o que pode elevar ainda mais o nível do rio e ampliar os impactos. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que há preocupação com o agravamento da situação até o dia 17 de março.
Na Câmara Municipal, vereadores solicitaram a isenção do IPTU 2025 para famílias atingidas. O prefeito Tião Bocalom informou que a medida será encaminhada para votação, seguindo o que já foi feito em anos anteriores.