A Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensifica esforços no combate à dengue e outras arboviroses, expandindo suas ações para além dos bairros residenciais e alcançando áreas comerciais e instituições públicas no centro da cidade. Com uma estratégia que inclui visitas para eliminação de criadouros potenciais do mosquito, tratamento de áreas afetadas e uma campanha educativa sobre prevenção, a Semsa busca envolver não apenas os residentes, mas também comerciantes e funcionários públicos na luta contra estas doenças.
Máximo do Nascimento, supervisor de Endemias da Semsa, destaca a importância da colaboração da população, apontando que a maioria dos focos do mosquito ainda é encontrada em ambientes domiciliares. Ele ressalta a necessidade de esforços conjuntos entre o poder público e a sociedade para uma efetiva prevenção. As ações realizadas incluem orientações específicas sobre como evitar a proliferação do mosquito, através de panfletos educativos e recomendações diretas aos cidadãos.
Apesar dos esforços, a situação requer vigilância contínua. O supervisor de Endemias da Semsa reporta que, embora o número de notificações de dengue esteja relativamente estável, com cerca de 400 a 500 casos reportados semanalmente e uma taxa de positividade abaixo de 10%, há uma constante necessidade de educação pública sobre como manter os ambientes livres de criadouros do mosquito. Além da dengue, outras arboviroses como oropouche e malária também preocupam as autoridades sanitárias, reforçando a importância da conscientização e ação preventiva por parte de todos os setores da sociedade.