Com as fortes chuvas no Vale do Juruá, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, ultrapassou a cota de transbordo, que é de 13 metros, e já marca 13,20 metros em medição feita às 06h desta quarta-feira (12). O aumento foi de 41 centímetros em 24 horas.
Apesar da cheia do manancial, de acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel Batista, nenhuma família foi retirada de sua residência até o momento.
“Eu estou em Rio Branco, mas em todo o momento tenho conversado com a Defesa Civil municipal, com objetivo de auxiliar no que for necessário. Temos equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que vão auxiliar nesse primeiro momento em Cruzeiro do Sul, Caso fique mais complexo, iremos enviar equipes da Defesa Civil do Estado para a cidade. Apesar da cheia, ainda não temos famílias desabrigadas”, enfatizou Batista.
No início da noite da última segunda-feira,10, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, realizou uma reunião de emergência com a Defesa Civil e todos os secretários municipais para alinhar as ações de auxílio às famílias, que poderão ser desabrigadas pelas águas do Rio Juruá.