Notícias

Sebrae destaca papel das micro e pequenas empresas na geração de empregos e renda no Brasil

Published

on

No Dia da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que o ato de comprar de pequenos negócios é uma escolha capaz de fortalecer a economia local e nacional. Segundo ele, a iniciativa Compre do Pequeno, promovida pelo Sebrae há uma década, busca conscientizar os consumidores de que suas decisões de compra contribuem diretamente para a geração de empregos, a distribuição de renda e o desenvolvimento das comunidades.

Dados do Sebrae mostram que quase 85% das contratações com carteira assinada no país, em agosto, ocorreram em micro e pequenas empresas. O Atlas dos Pequenos Negócios, lançado recentemente pela instituição, aponta que esse segmento tem papel decisivo na manutenção do emprego e na redução do desemprego no Brasil. De acordo com o presidente do Sebrae, o país soma 47 milhões de pessoas que já possuem um empreendimento ou estão criando um negócio, e outras 47 milhões manifestam o desejo de empreender nos próximos três anos.

Décio Lima afirmou que o movimento Compre do Pequeno é mais do que uma campanha: “Quando você dá preferência ao pequeno empreendedor, você está investindo na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade. Está fortalecendo laços e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e próspera.” Ele destacou ainda que “os pequenos negócios são os que mais geram emprego, inclusão e renda no país”, e que o fortalecimento desse setor contribui para uma economia mais dinâmica e sustentável.

O Sebrae informa que, no último ano, 14,3 milhões de brasileiros participaram ativamente do movimento Compre do Pequeno, que pretende ampliar o engajamento em 2025. A ação reforça a importância de reconhecer e valorizar os empreendedores que movimentam a economia nas ruas e bairros das cidades, consolidando um modelo de desenvolvimento baseado na proximidade entre produtores e consumidores.

Tendência

Sair da versão mobile