A Prefeitura de Rio Branco realizou uma palestra no Centro Psicossocial CAPS II Samaúma como parte das atividades do Setembro Amarelo. O objetivo foi promover a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O evento contou com a participação de profissionais da área de saúde, incluindo psicólogos, farmacêuticos, médicos e enfermeiros, que abordaram diferentes aspectos relacionados ao tema.
Durante a palestra, a importância da rede de apoio foi destacada, enfatizando que a população pode encontrar atendimento para casos leves e moderados em todas as unidades de saúde. Além disso, os palestrantes abordaram a segurança dos medicamentos disponíveis na rede de atenção à saúde mental e como eles podem ser uma parte importante do tratamento.
Os estagiários do curso de psicologia também participaram da iniciativa, compartilhando informações sobre como a saúde mental afeta todas as áreas da vida de uma pessoa. Os presentes foram incentivados a buscar ajuda quando necessário e a quebrar estigmas em relação aos problemas de saúde mental.
Uma cliente do CAPS II Samaúma, Keme Regina, compartilhou sua experiência e destacou a importância de cuidar da saúde mental diariamente. Ela enfatizou que problemas como depressão, ansiedade e transtorno bipolar não devem ser subestimados e que buscar apoio é fundamental para viver uma vida melhor.