MEIO AMBIENTE

SOS Amazônia planeja a recuperação da nascente do rio Iquiri, no Acre

Published

on

O rio Iquiri, também chamado de rio Ituxi, é um curso de água do estado do Acre, Brasil. Suas nascentes estão no município de Capixaba, banha o município de Senador Guiomard e chega ao município de Lábrea (Amazonas), onde passa a ser denominado como Ituxi. A equipe técnica da SOS Amazônia, com apoio da One Tree Planted, planeja a recuperação da cobertura vegetal do solo com a implantação de sistemas agroflorestais (SAF).

De acordo com dados da instituição, a ocupação do local, acompanhada de atividades agropecuárias, agravou o desmatamento da nascente do Iquiri, comprometendo o abastecimento de água na região. A proposta é criar quintais florestais, com incentivo à segurança alimentar de 20 famílias envolvidas no processo de restauração.

Em março, a equipe dará início ao cercamento das áreas e, a partir de abril, o plantio de leguminosas e outras espécies mais adaptadas a lugares úmidos e em torno de olhos d’água, como açaí, buriti e samaúma. Em novembro, depois dos meses mais críticos do verão amazônico, serão plantadas espécies florestais (ipê, maçaranduba, mogno, etc.) e frutíferas (cacau, graviola, cupuaçu, citros, etc.).

Os trabalhos vão ser realizados em Capixaba, na Vila Hortigranjeira, localizada entre a BR-317, no município de Capixaba, e a cabeceira do Rio Iquiri. A vila surgiu a partir de um projeto do governo do Acre para instalar na região um grande polo produtor de legumes, hortaliças e pequenos animais, principalmente, galinhas.

Em paralelo às ações de recuperação, os técnicos da SOS Amazônia desenvolverão atividades de educação ambiental com alunos do ensino infantil e fundamental da Escola Marieta Freire Rodrigues.

Advertisement

Com informações da SOS Amazônia

Tendência

Sair da versão mobile