A travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre, voltou a registrar dificuldades após a ocorrência de chuvas na região. Neste domingo, 20 de abril, uma caminhonete ficou atolada ao tentar subir o barranco da margem do Rio Juruá após utilizar uma balsa particular para a travessia. O veículo quase caiu no rio.
A situação ocorreu em um ponto onde o transporte é realizado de forma gratuita por uma balsa operada pelo Deracre, órgão vinculado ao Governo do Estado. No entanto, a descida do nível do rio e a intensificação das chuvas deixaram o local tomado por lama, o que dificulta o acesso de veículos até a embarcação principal.
Com as dificuldades, moradores e motoristas passaram a utilizar balsas menores, operadas por particulares, como alternativa. Apesar disso, o risco permanece. Somente neste ano, pelo menos três veículos já caíram no rio durante tentativas de travessia.
Apesar das melhorias entregues recentemente, a combinação de lama e declive nas margens tem dificultado a subida de veículos, especialmente em dias chuvosos, reacendendo a cobrança por soluções duradouras para o problema.